Programação

Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, dizia que todos deveriam aprender a programar um computador, porque isso ensina a pensar. Assim como você não precisou ser um gênio para aprender a ler e escrever, você não precisa ser um super gênio para aprender a programar. Além de ser utilizada para desenvolver softwares e soluções tecnológicas super complexas, a programação pode trazer benefícios que você nem imagina, como desenvolver o raciocínio lógico e simplificação de várias tarefas. Desenvolvendo essas habilidades, nos tornamos profissionais mais produtivos, pois as atividades passam a ser desenvolvidas da melhor maneira possível, utilizando menos esforços e recursos.

A razão mais óbvia para aprender a programar é estar preparado para o mercado de trabalho, seja para atuar como programador ou outras áreas relacionadas ao digital. Os softwares já estão por toda a parte e a expectativa para o futuro do trabalho é que a tecnologia esteja ainda mais presente, por meio de chips programáveis, do conceito de internet das coisas e inteligência artificial. Veja a seguir mais alguns motivos para se aprender alguma linguagem de programação, dentre as várias já existentes:

Destaque profissional

Parte das carreiras e habilidades que estão ganhando destaque na era exponencial demandam, em maior ou menor grau, algum conhecimento de programação.

 

Lidar com big data

A programação é o que torna possível gerar e gerenciar bases com um grande volume de dados.

 

Estimula a criatividade

Você descobre novas formas de pensar e se expressar e passa a considerar soluções criativas para problemas que antes pareciam não ter saída.

 

Tirar ideias do papel

Programar é dar formas às ideias, transformando-as em produtos e soluções que podem resolver problemas para você ou para seu cliente.

Comentários