Engenharia de Produção e Futebol

Sabemos que o futebol ao longo de toda a história vem se desenvolvendo dia após dia, acarretando mudanças em todos os processos envolvidos nele.

Mas o que o Engenheiro de Produção tem a ver com o mundo do futebol?

Pode-se perceber que a inter-relação da Engenharia de Produção e o futebol torna-se possível devido à capacidade de adaptação de profissionais deste setor aos mais variados tipos de processos e organizações. As áreas de atuações podem ir desde a gestão econômica do clube, gestão da qualidade de processos, até uma análise e otimização do desempenho de atletas, pois um engenheiro de produção possui habilidades para atuar em diversas áreas relacionadas ao futebol, como marketing, captação (implantando modelos com critérios baseados em características relevantes), padronização dos processos que vão desde a captação do jogador até sua entrada no time profissional, gestão da qualidade, entre outros setores que o clube possuir. Um exemplo é: fazer uma análise para a otimização de revezamentos para evitar lesões e saber quais atletas podem aguentar os jogos mais decisivos e que exigirão maior e melhor desempenho.

Na área de gestão econômica, o engenheiro poderá fazer planos de desenvolvimentos para arrecadação de fundos e analisar qual é o melhor investimento a ser realizado, em atletas ou até mesmo em estrutura para o clube.

Faz-se necessário, portanto, o estabelecimento de uma visão e missão por partes dos clubes, para que estes passem uma maior transparência a todos os envolvidos e saibam de que forma o clube irá agir em suas atividades desempenhadas.

Comentários