Por que é errado dizer que Engenharia de Produção é Administração com CREA?

Tanto a engenharia de produção como a administração possuem conteúdos que se relacionam e podem confundir, mas apesar disso, as graduações possuem direcionamento distintos. A engenharia de produção estuda os processos administrativos envolvidos na produção de bens materiais, com o objetivo de aumentar a produtividade e qualidade dos produtos. Já a administração é uma ciência social aplicada que estuda o gerenciamento de recursos financeiros, materiais e humanos da organização, mesclando conteúdo das áreas de exatas e humanas.

A engenharia apresenta uma base mais técnica, com enfoque em matérias de exatas como matemática, física e química, logo no início do curso. Passado o chamado "ciclo básico", são estudadas disciplinas como organização industrial, cadeia de suprimentos, gestão da qualidade, entre outras. A administração possui um viés mais "humano", por assim dizer, com disciplinas como antropologia, psicologia, comportamento humano e etc. Mas também possui disciplinas das exatas, como matemática financeira, por exemplo. Ambos os profissionais podem atuar em empresas de todos os portes e nas mais variadas atividades, como comércio, ONGs e hospitais, trabalhando para que a organização consiga fazer/produzir cada vez mais, de forma econômica e satisfazendo seus clientes.

A visão do administrador deve ser voltada para o futuro, considerando tendências de mercado, comportamento e necessidades do cliente em termos de serviços agregados. Seu trabalho é testar e otimizar os processos, encontrando acessos mais viáveis, a fim de reduzir os custos e manter a qualidade. Enquanto isso, o engenheiro de produção precisa desenvolver a habilidade de transformar cálculos e números em ideias e produtos. Ele deve manter uma visão concentrada e particular sobre os dados matemáticos e de produção, de forma a aperfeiçoar produtos existentes e desenvolver novos. Também é o engenheiro de produção que possui a capacidade de aliar materiais e processos de modo que um contribua com o outro.

Considerando tudo o que foi exposto, é por isso que é errado dizer que engenharia de produção seria administração com CREA ou administração de luxo. Ambas as carreiras possuem suas funções e necessidades, diferindo quanto ao enfoque, atividades desempenhadas e conteúdos estudados ao longo da graduação.

Comentários