Lean Healthcare

Os hospitais podem ser considerados mais complexos do que uma indústria, pois demandam recursos sensíveis, como macas, leitos, respiradores, entre outros, os quais se faltarem podem causar resultados catastróficos. O conceito "fábricas de saúde" é relativamente novo, datando da década de 80. Países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra já trabalham com engenheiros em seus hospitais para melhoras e otimizar suas operações, em qualquer área que seja.

Com o "novo normal", a aplicação de conceitos da engenharia de produção em hospitais se fez ainda mais presente, como é o caso do Lean Manufacturing, que foi adaptado para a área da saúde com o nome de Lean Healthcare. Essas técnicas possibilitam ao engenheiro uma visão holística sobre o que agrega ou não valor nos processos hospitalares. Diante desse cenário, um Engenheiro de Produção em um hospital pode trabalhar nas seguintes áreas:

1. Planejamento e controle das operações

Para um planejamento adequado de recursos e contingências, serão necessários métodos arrojados de estatística e probabilidade, além de técnicas de simulação para se estudar planos que deverão ser aplicados em casos de emergência.

2. Qualidade

Qualidade no serviço de saúde vai além de deixar o paciente satisfeito.

3. Logística

Resolver problemas como agendamento de paciente, escalas de trabalho, gerenciamento de leitos, entrega de exames, gerenciamento de medicamentos, entre outras situações.

4. Gestão

Gerente financeiro, coordenador de planejamento, diretor de qualidade e gerente de projetos são alguns dos muitos cargos de gestão estratégica que um engenheiro de produção pode assumir.

Os princípios do Lean Healthcare são apenas um caminho, entre tantos outros, que o Engenheiro de Produção pode utilizar para criar soluções que irão reduzir desperdícios e aumentar a produtividade, com menor custo e maior qualidade.

Comentários