Engenharia de Produção e Ciência de Dados
Com o boom da tecnologia, faltam profissionais qualificados na área de dados. Dados são valiosos, pois podem fornecer informações importantes para as empresas a respeito de seus clientes, satisfazendo seus desejos e assim conquistando o mercado. O cientista de dados é um profissional que trabalha com o tratamento de dados, utilizando conceitos de estatística, probabilidade, álgebra linear, cálculo diferencial e programação, conceitos comuns a qualquer Engenharia.
É uma área em expansão e cada vez mais requisitada!
São profissionais que transformam a enorme quantidade de dados em exposições claras de problemas e apresentam as suas soluções. Além disso, ainda necessitam de conhecimentos em negócios e administração, áreas que são bastante comuns para um Engenheiro de Produção. O campo da Ciência de Dados é vasto, e terá impacto na Indústria 4.0, já que a carreira também envolve em suas vertentes o Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial. No Brasil, na área de tecnologia, o profissional na área de Engenharia e Ciência de Dados tem salários entre 12 e 22 mil reais, de acordo com informações de 2018.
As análises de dados podem auxiliar e muito o mundo real na hora da tomada de decisões. A Coca-Cola, por exemplo, coleta os dados de seus consumidores para verificar as necessidades de mudança e aumentar as chances de sucesso em um lançamento de um novo produto. A Netflix utiliza algoritmos de aprendizagem de máquina para recomendação de filmes e séries para seus assinantes. Um cenário como esse demonstra que uma pós-graduação em Ciência de Dados pode ser um campo promissor para um graduado em Engenharia de Produção.
Comentários
Postar um comentário