Técnica PERT em projetos
Quando o assunto é estimar a duração de um projeto,
começa então um dos primeiros desafios do Gerente do Projeto e sua equipe. Essa
primeira fase é sempre muito complexa e falhas poderão custar o sucesso do projeto
em questão.
Para reduzir a chance de falhas, existem diversas
técnicas, inúmeras siglas e conceitos, e certamente para chegar a uma
estimativa correta será preciso contar com a experiência dos especialistas e
uma ou mais técnicas combinadas.
O conceito e a prática da técnica PERT (Program
Evaluation and Review Technique), utilizada para elaborar estimativas mais
assertivas e gerenciar melhor os projetos. Criada em 1958 nos Estados Unidos,
essa técnica consiste em descobrir a duração de uma atividade baseando-se em
três estimativas possíveis para a atividade: estimativa Otimista (O),
Pessimista (P) e Mais Provável (MP).
A combinação dessas três possibilidades é o grande
diferencial da técnica PERT, pois ela pondera as incertezas e riscos envolvidos
na atividade. A PERT funciona da seguinte maneira:
Em primeiro lugar, você precisa obter com seus
especialistas as estimativas Otimista, Pessimista e Mais Provável para
atividade. Considere que:
– Otimista = É o cenário perfeito, onde tudo dá
certo.
– Pessimista = É o pior cenário, onde tudo vai dar
errado.
– Mais Provável = É um cenário razoável, onde tudo
ficará dentro da normalidade, sem grandes surpresas (nem boas nem ruins).
Você pode decidir utilizar a técnica PERT para
todas as atividades do seu projeto, ou somente naquelas de maior risco, quando
você não tem muita certeza da estimativa e a variação entre o pior e o melhor
cenário é significativa.
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