BOLETIM INFORMATIVO NUPREEP – Edição nº 01/2017

          O NUPREEP fez uma entrevista exclusiva com Edson Hermenegildo Pereira Junior, professor titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Medianeira. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente em gestão de processos. Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e graduação em Engenharia Elétrica com Habilitação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987). 


1- Que é PCP - Planejamento e Controle da Produção?
PCP é a função principal dentro de uma empresa/indústria.  É o elo entre a necessidade do consumidor e o produto oferecido. Conecta aquilo que o cliente deseja e identifica a necessidade de materiais/recursos. Além do tempo de transição da matéria prima em produto acabado.

2- Quais são suas experiências profissionais e acadêmicas (graduação, pós-graduação, etc.)? Já teve experiência profissional na área de PCP? Comente um pouco sobre?
Me formei em Engenharia de Produção na UFSC, tenho pós em administração de produção e também de integração de manufatura, e mestre em engenharia de produção pela UTFPR de Ponta Grossa. Atuei 10 anos em melhoria de processo, e tenho experiência na área industrial.

3- Quais são as funções de um gestor de PCP?
De forma geral e ampla, um gestor de PCP faz com que os materiais estejam no momento certo, na quantidade certa e especificações adequadas, fazendo com que esse produto possa estar pronto para o consumidor final, trabalhando ainda com o controle de chão de fábrica, e todos os imprevistos.

4- Qual o perfil de quem quer trabalhar com PCP?
É o que sempre falo em sala de aula, o profissional que atua no PCP não pode gostar de rotina, trabalho simples, pois será a pessoa que irá trabalhar com problemas o tempo todo, além de ter que ser dinâmico e gostar de lidar com desafios, por que será o tempo todo cheio de desafios, como falta de matéria-prima.

5- Qual a maior dificuldade em gerenciar um PCP?
A maior dificuldade é a mão de obra, tanto o gestor do PCP quanto os colaboradores, além dos fornecedores que algumas vezes não são comprometidos.

6- Na sua opinião, quais são as principais características (habilidades, competências) que um engenheiro que trabalha no ramo de PCP deve ter para obter um bom êxito profissional?
Gestão de Pessoas, resolução de problemas, ser sistemático, e gostar de desafios

 7- Quais dicas poderia dar para aqueles que estão começando a atuar na área de PCP?
Não parar de estudar, se atualizar sobre a área, conhecer bem o seu produto, conhecer os processos de fabricação e gostar de estar no chão de fábrica.

8- O senhor considera que a área de PCP é promissora para os acadêmicos que optarem em segui-la?
Com certeza, é uma área fundamental, além de ser muito interessante ter um engenheiro de produção trabalhando na área de PCP, fazendo com que a empresa tenha um desempenho melhor, devido ao raciocínio lógico, e a capacidade de resolução de problemas.



Elaborado por: Daniella Amanda Negrão, Gislayne de Souza de Lima e Thainá Harris Vieira da coordenadoria de desenvolvimento, e publicado pela coordenadoria de Marketing.

Comentários