MARATONA UNIVERSITÁRIA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A Maratona Universitária de Eficiência Energética surgiu em 2004, sendo a Shell Eco-Marathon, uma competição européia semelhante, que ocorre há mais de 25 anos. Nela, participam instituições de ensino cujo objetivo é a criação de um veículo movido à combustão ou eletricidade, com baixo consumo. Todos os pilotos devem ser alunos da equipe participante.
O objetivo principal do projeto de Eficiência Energética é de propor ideias inovadoras a partir da utilização de materiais naturais, reutilizáveis e sustentáveis, bem como permitir a troca de experiências com outras instituições de ensino, o trabalho em equipe, e a preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho.
Em seu primeiro ano e, inicialmente denominada como Maratona da Natureza, a competição reuniu 7 instituições participantes. A prova ocorreu nos dias 30 e 31 de julho no campo de provas de Cruz Alta, em Indaiatuba. Cada equipe equipou seus carros com motores de ciclo Otto.
A 11ª Maratona da Eficiência Energética realizada em Interlagos, São Paulo, contou com a participação de 79 protótipos de 47 Universidades, divididos em 3 categorias: gasolina, etanol e elétrico. O objetivo da Maratona visa à eficiência, isto é, percorrer a maior distância com a menor quantidade de combustível.
Uma das participantes e também vencedora, a EQUIPE PÉ VERMELHO, é formada pelos acadêmicos de Engenharia de Produção e de Engenharia Elétrica da UTFPR Campus Medianeira, Marcelo Ramos dos Santos (Capitão), Alisson Veiga, Laura Foltz (pilota), Maurício Kusbick, Leandro Santos e pelo professor Renato Cesar Pompeu (Orientador).
O resultado alcançado na Maratona foi muito significativo para uma equipe estreante. Conquistou o 10. Lugar na classificação geral, dentre as 39 participantes na categoria gasolina. A equipe atingiu a marca de 184,416 km/litro.
Agora na 12ª etapa é a vez da equipe TubaTurbo de Londrina buscar seu potencial e caso consigam passar pela fase nacional, poderão concorrer na etapa internacional nos EUA, estarão participando do projeto os alunos Roberto Lemos, Debora Corrêa, Nayara Manzutti, Clauderson Amado,Alan Shirane, Jansley Augusto e o professor Genaro Gilapa de engenharia de produção buscando os primeiros lugares da etapa.

Comentários